sábado, 5 de julho de 2008

Ka-Poof!


Alerta Spoiler
!

OS PADRINHOS MÁGICOS é um dos melhores desenhos que existem. Ele salva o Jetix e o Disney Channel em eventuais buracos na grade. De volta a Nickelodeon desde o ano passado, o canal apresentou ontem um novo episódio. Aliás, dois novos episódios num especial de uma hora. E que especial.

O Cosmo grávido? O Cupido no Rio de Janeiro dançando salsa? Não tem problema, porque Butch Hartman pode tudo. Porque é OS PADRINHOS MÁGICOS, e isso basta - parafraseando minha blogueira-ídolo Cláudia Croitor.

OS PADRINHOS MÁGICOS conta a história de um garoto (muito) dentuço de 10 anos, o Timmy, que por possuir uma babá do mal, um professor que o persegue e pais que trabalham demais, ganhou um casal de padrinhos mágicos, o Cosmo e a Wanda. Eles realizam todos os desejos de Timmy, por mais retardados que o sejam.

No especial, Timmy descobre que depois que seu padrinho Cosmo nasceu, foi outorgada uma lei proíbe o nascimento de fadas (
essa foi uma das melhores piadas do episódio!). Vendo a infelicidade de seus padrinhos, que queriam muito ter um bebê, Timmy aproveita uma brecha no livro de regras e deseja que o casal tenha um bebê. O que vêm depois é o mais puro non-sense cômico característico do desenho: Cosmo fica grávido e com todos os inconvenientes clássicos de uma grávida - desejos, alterações de humor, enjôos...

Quando o Cosmo some e todas as fadas começam a procurá-lo, o Cupido vem procurá-lo no Rio! E dança salsa! E eu ignorei tudo isso porque OS PADRINHOS MÁGICOS pode. Eu não me canso de assistir os mesmos episódios. E rio como se da primeira vez que os assisti; sempre.

Espero que a Nick reprise logo o especial. Quero rir de novo. Riam também!

Blog-Poof!

Avatar


AVATAR é uma animação estadunidense de estilo oriental produzida e exibida pelo canal pago Nickelodeon. No Brasil, também é exibida pela Globo. Logo, não há desculpas que justifiquem deixar de assistir à série. Porque vocês devem. Devem.

Na Nick, o desenho está sendo reprisado desde a primeira temporada enquanto a segunda metade da 3.ª e última não chega. Na Globo eu não sei, sinto muito, mas quem quiser acompanhar pela Globo, fique à vontade, pois avisos sobre spoilers serão dados. Aliás, a Rede Globo, por algum milagre, está exibindo a série ordenadamente. É só esperar mais um pouco que o ano 3 aparece. Milagre.

Como já foi dito, o desenho possui um estilo oriental. Um oriental ocidentalizado. Primorosamente bem-feito, já concorreu a diversos prêmios. O oriente, porém, não está só nos traços, mas em toda a temática do desenho. As dobras de cada elemento foram inspiradas em diferentes lutas asiáticas. Cada Nação possui características estilísticas únicas, mas todas unidas sobre um mesmo ponto: o conceito clássico de belo aliado às noções estéticas japonesas. As diferenças são sutis, mas são importantes para que as características de cada Nação, de cada povo, fiquem marcadas.

Sobre a trama, o Avatar do título é um garoto de 12 anos chamado Aang. O Avatar é o único capaz de dobrar os 4 elementos (água, terra, fogo e ar) e, portanto, é o responsável por manter o equilíbrio entre as quatro Nações. Quando a Nação do Fogo se investe militarmente contra as outras, o Avatar desaparece misteriosamente.

Pode parecer infantil, mas não é. Muito pelo contrário. A trama não é maniqueísta e os personagens são humanos e complexos. Quando deixam a emoção sobrepujar a razão, aceitam as conseqüências disso. Os conflitos de interesses entre as Nações também são expostos, cruamente, mostrando que a Nação do Fogo é igual a todas as outras.

O desenho será adaptado em breve para o cinema, sob o olhar dicotômico do cineasta M. N. Shyamalan.

Assistam.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Ansiedade

Bem, eu acho que já ficou claro que eu não tenho condições de esperar até a fall season. Por isso, decidi ampliar o blog e falar de outras coisas. Coisas estas, claro, sobre um mesmo tema: cultura.

Mas não esperem de tudo aqui. Até agora, sei que vou falar dos filmes que eu gosto e até de desenhos animados. Aliás, a próxima postagem será sobre desenhos. O primeiro será AVATAR.

Até breve.